logo
Segunda a Sexta-feira: 7h as 11h e 13h as 17h
A- A A+ PRETO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA MAPA DO SITE ENTRAR
medalha

Prefeitura Municipal realiza Curso de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais


Por Emerson Souza Miler

576 Acessos

Prefeitura Municipal realiza Curso de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, por meio Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou o Curso de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais. O curso oferecido Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) ocorreu entre os dias 11 de 12 de maio, no Núcleo Avançado de Capacitação (NAC), localizado no Sindicato Rural, município de São José dos Quatro Marcos-MT.

O curso teve por objetivo capacitar atores sociais multiplicares para promover o processo de regularização ambiental de imóveis rurais. O público alvo do curso foram gestores púbicos, vereadores, técnicos extensionista, produtores rurais, lideranças sindicais rurais e estudantes.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, a capacitação de atores locais sobre leis ambientais e regularização ambiental de imóveis rurais é fundamental para corrigir os passivos ambientais no meio rural do município, principalmente, das propriedades rurais da Agricultura Familiar.

O conteúdo programático abordado pelo curso foram: Conceitos sobre Imóveis Rurais, Sistemas de Produção, Passivos Ambientais, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), PRADA (Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas), entre outros.

O curso teve carga horária de 16 horas e envolveu 15 participantes. A capacitação foi ministrada pela instrutor do SENAR, o Engenheiro Agrônomo Wanderson Batista.

O município São José dos Quatro Marcos possui um dos maiores passivos ambientais do estado Mato Grosso, com mais de 90% da sua área desmatada, e muitas delas degradadas. Neste sentido, a SEFAICO está desenvolvendo um conjunto de ações que serão implementadas ao longo dos próximos anos visando melhorar a qualidade e a preservação ambiental no município. Serão desenvolvidos cursos, palestras, seminários, políticas, programas e projetos públicos de apoio a regularização ambiental dos imóveis rurais.

Todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 são adotadas, como aferição de temperatura corporal, uso obrigatório de máscaras e distanciamento social.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página ?